Quando olho para trás, vejo uma trajetória que se entrelaça com sonhos, incertezas e superação. A Engenharia Civil não é apenas uma profissão; é um chamado para moldar o mundo à nossa volta. Permita-me contar-lhe como essa jornada transformou minha vida de maneira profunda e inspiradora.
Minha história começa nos corredores do mercado, onde por alguns anos trabalhei, nesse período que conheci muitas pessoas e em alguns momentos do meu dia, me vinha o pensamento de voltar a estudar. Já se tinha passado mais de 3 anos que tinha concluído o ensino médio, a vontade de estudar não saia da minha cabeça, então comecei a pesquisar as universidades próxima da minha cidade (Praia Grande – SP), assim pesquisando e me identificando com a Engenharia Civil. Tenho sempre falado que a engenharia me encolheu, pois muitas vezes nos identificamos com a engenharia na nossa vida, mas deixamos para depois para seguir na engenharia ou acabamos interrompendo nossa trajetória. Temos que persistir e seguir com esse chamo para se tornar um Engenheiro.
A partir dessa escolha de volta a estudar, tive 3 desafios, em qual faculdade estudar, começar a se preparar para as provas de vestibular e como fazer para pagar o curso se fosse entrar em uma faculdade privada. Pois no momento não ganhava muito, sendo um pouco mais que o valor da faculdade.
Você conhece alguém que teve dificuldade de fazer engenharia por conta desses 3 desafios?
Na nossa jornada sempre vai aparecer diferentes desafios quando buscamos algo novo em nosso dia a dia, quais os desafios que você teve para iniciar na engenharia?
Muitas vezes aparece diferentes pensamentos para nos sabotar, dificultar a nossa mudança, mas temos que persistir, seguir em frente com os nossos sonhos, já pensou desafios com esses ou os desafios que está tendo para começar a engenharia, devemos ir firme nos nossos objetivos, pois o que nos desafia nos transforma.
O Despertar da Engenharia
No início faculdade foi um momento muito diferente e desafiador, por conta da mudança hábitos, como: sair cedo de casa para trabalhar voltando somente a noite para dormir, durante quase todo o período da graduação, uma rotina bem cansativa e com pouco tempo para estudar o que se aprende na faculdade, sobrando os finais de semana com mais tempo livre; eu estava a um bom tempo sem disponibilizar para estudar, tendo bastante dificuldade no começo da faculdade; e comecei a faculdade sem conhecer ninguém sem ter algum amigo para ir junto todas as amizades foram feitas na própria faculdade.
Coisas que me desafiaram bastante nesse período da graduação, mas que foram peça fundamental para o meu desenvolvimento, fazendo eu me esforçar mais e mais para conseguir me destacar nas aulas e no curso.
Nesse período do início da faculdade, me fez sair do comodismo que era sempre trabalhar voltar para casa, ficar o restante do tempo procrastinado sem algo novo e sem obter conhecimentos novos, fazendo sair de um emprego monótono, hoje está na engenharia trabalhando de forma dinâmica e grandiosa.
O Poder da Mudança
O estágio é um ponto muito importante no decorrer da faculdade, além de ser obrigatório fazer o estágio para conclusão do curso, vai muito além só do cumprimento essencial para a faculdade, o estágio foi algo fundamental na minha carreira com engenheiro onde adquirir grande parte de tudo que sei sobre a engenharia civil, mas para eu conseguir ter o maior proveito do estágio, quero te trazer alguns pontos principais.
O planejamento financeiro, foi algo que me ajudou muito para conseguir se manter no estágio mesmo ganhando pouco, ¼ do que eu ganhava na empresa que tive que sair para iniciar o estágio, assim o período de estágio foi totalmente focado não no valor que eu ia ganhar, mas no conhecimento adquirido que não tem preço.
O tempo, quando estamos no estágio se tem o horário a cumprir com carga horaria estipulada pela faculdade, se você tiver a oportunidade de esta mais tempo onde você adquiriu o estágio, foi muito importante assim no meu período pois conseguir aprender muito mais do que se tivesse cumprido só algumas horas exigidas pela faculdade. Mesmo se você não puder ficar na empresa por normas internas, em casa comece a estudar tudo está vendo e aprendendo no seu dia a dia, mostre realmente interesse e tudo esse conhecimento vai ser muito valido no seu futuro como engenheiro.
O Impacto das Pessoas
Com o conhecimento adquirido, hoje facilita meu dia de trabalho, o que me ajudou na aquisição desse conhecimento foi a experiencia das pessoas que trabalhei até os dias atuais, pessoas com um vasta experiencias com anos e anos trabalhando em construções, acompanhar os trabalhos e conversar com esses profissionais, como engenheiros, eletricistas, encanadores, carpinteiro, armador, bombeiros, pedreiro, técnicos de diferentes áreas entre outros. Esse contato com os diferentes profissionais faz toda a diferença, a network é fundamental.
Montar uma rede de contato hoje é indispensável para o sucesso profissional e pessoal, andar com pessoal que estão com os mesmos desafios do dia a dia de trabalho, fortalecendo o conhecimento da engenharia, tirando as dúvidas e um aprendendo com o outro. Muitas dessas conexões e aprendizado me ajudaram muito na minha carreia com Engenheiro Civil.
Você tem participado de eventos de engenharia?
Para aumentar a sua rede de contato participe de eventos, workshop, palestras, cursos e concertos de Engenharia, sempre pesquise onde e quando vai ter e esteja com frequência nesses lugares.
A Transformação
No começo falei sobre os 3 desafios que tive para começar a engenharia, desafios até pequenos para os que tenho hoje, mas para esses desafios se tornarem pequenos devemos nos desafiar sempre, pois só assim vamos nos fortalecendo. Se eu não tivesse escolhido fazer engenharia hoje não teria vivido todos esses desafios que tive até hoje, não estaria escrevendo essa história de superação…
Seguindo sem nenhum familiar ter feito um curso superior, isso não me desafio, mas me inspirou, sem nenhum amigo ter se interessa por fazer uma graduação, isso não me desafio, mas me inspirou, sem ter dinheiro suficiente para pagar a faculdade, assim trabalhando dobrado e tendo ajuda de familiares, isso não me desafio, mas me inspirou.
Tem algo que hoje que te desafio a seguir? faça isso te inspirar a continuar.
Hoje sou uma pessoa totalmente diferente do Lucas, que estava pensando em voltar a estudar, superei o medo do novo, entrei em algo que não sabia como ia ser, se realmente eu conseguiria passar em todas as matérias ou acompanhar os demais colegas; a insegurança, de um ambiente totalmente diferente, novas amizades e uma rotina bem fora do que estava vivendo; a timidez, entrei na faculdade com um pavor em falar em público, mas decidir que ia superar e fui mesmo com medo; o ambiente, mudou totalmente os lugares e pessoas que converso, ser visto com engenheiro e pelas pessoas que tem um respeito pela profissão; crenças e convicções, de toda transformação o autoconhecimento foi o que mais me ajudou nesse processo, portanto sabendo quem realmente eu fui, eu sou e quem eu posso ser, nesse período busco sempre está estudando diferentes temas para o meu desenvolvimento, sendo uma melhor pessoa e um melhor profissional.
Me diga você tem estudado para se autodesenvolvimento?
O Convite
Hoje, compartilho minha jornada com você, leitor. Seja você um estudante de Engenharia Civil, um profissional experiente ou alguém curioso sobre o assunto, saiba que a Engenharia Civil pode transformar sua vida. Ela nos ensina a construir não apenas estruturas, mas também conexões humanas e autoconhecimento.
Convido você a explorar esse mundo fascinante, a se apaixonar pelas possibilidades e a compartilhar essa paixão com seus amigos.